sábado, 21 de maio de 2022

Questões sobre a situação atual


1)Conversas com pessoas: ser prolixo: monólogo

   A)Competir para vencer: refutar

      1)Ego destruído, necessidade de auto-estima

        Mudar o mundo e reconhecimento

      2)Argumentação perfeita:

         Expor o máximo de conhecimento

         - Não dar espaço para o outro me refutar

         - Intimidar o outro pelo volume de conhecimento

   B)Ter atenção: ser compreendido

      1)"Eu sou vítima":

        "Preciso que minha argumentação seja perfeita"

        "Que assim finalmente me compreendam"

        "E possam pelo menos me respeitar"

      2)"Eu não consigo compreender os outros":

        Argumento perfeito como:

        - Um discurso que todo tipo de gente entenda

        - Que compense minha deficiência em entender

          Máximo de argumentação e alcance

          Mínimo de imprecisão e limite

2)Faculdade: instituição: insatisfação e solidão

  A)Interesse interdisciplinar

     1)Mudar o mundo: o que é o mundo?

        Compreender o mundo:

         A)Mundo como cotidiano: a vida aqui e agora:

           - A realidade dos sujeitos: ser "prático"/"normal"

           - O que existe de inconsciente e consciente:

             Até que ponto se é "normal"?

        B)Mundo como história

           - Totalidade dos desenvolvimentos humanos:

             Nature-Nurture

           - Como direcionar os desenvolvimentos:

             Existir, viver, ser independente:

             Ciências, filosofia e arte como práxis 

      2)Faculdade como:

         - Porta de entrada à universidade/totalidade

           Ver de tudo, estudar de tudo

         - Entre o foco acadêmico e a urgência de mudar:

           "Muita teoria, pouca prática": academicismo

  B)Instituição e hierarquia:

      Notas:

       - Ser respeitado

       - Ser ignorado

       - Ser desprezado

  C)Confiança em pessoas

     - "Pedir ajuda é o início para ser humilhado"

     - "Ego e competição e nenhuma cooperação"

     - "Interagir: ser exposto: não aceitam os diferentes"

  D)Graduação e desespero:

     "E agora, quem vai me proteger desse mundo?"

      Desistência e perpetuação da vitimização/z.d.c.

3)Tesão e garotas: insegurança e dependência

  A)"Seja homem": transar = masculinidade: obrigação

      Perda da sensibilidade, perda de si:

      Brutalidade: a violência do domínio:

       1)Dominar a garota: "ser dominante":

          Quanto mais "escrava" 

          Mais "homem" o homem se torna

        2)Coisificação: corpo = objeto sexual

           A)Transar e "ser homem"

               Garotas como estatística:

             - Quanto mais "gostosas", mais têm valor

               Mais valor, mais "homem" o homem é

             - Se continuam dando para ele

               Soma ainda mais o valor de "ser homem"

           B)Pornografia: sexo reduzido a meter:

              - Homem reduzido a "metedor": um "pau"

              - Garota reduzida a "metida": uma "buceta"

  B)"Seja uma mãe para mim": bullying e:

     1)Solidão e carinho: carência:

        "Alguém me ame, por favor!"

        - Se impor e conquistar: ter força

        - Impressionar e se vender: ter valor de mercado

     2)Amor e orientação: impotência:

       "Alguém me entenda e me ajude!"

  C)Ser eu: além da insegurança e dependência

     1)Recuperação de mim mesmo:

       - Gostar de mim mesmo: independência

       - Espontaneidade: curtir o momento

     2)Recuperação da sensibilidade:

       - Estar junto por gostar da garota

       - Relação e carinho: o querer bem

     3)A garota como pessoa

        - O que e quem é a garota?

        - O que é amá-la? O que é amar? O que é amor?

        - O que é fazer amor?

     4)Interação:

        - O que e quem eu sou quando estou com ela

        - O que e quem ela é quando comigo

        - Como cada um vê o outro

        - O quanto existe de espontaneidade e interesse

        - O quanto existe de pré-conceito e compreensão

        - Como me afeta a visão:

           - Minha sobre mim mesmo

           - Minha sobre ela

           - Dela sobre mim

4)Diversão: 

   A)Levar as coisas mais leve?

      1)Encanto como canto da sereia:

         O limite do belo

      2)Relaxamento como possibilidade de equilíbrio:

         Diversão como contraponto ao encanto: como?

        O riso como distanciamento crítico?

   B)Conversar com pessoas: para que?

      1)"Um monte de blablablá"

         - "Ignoram tudo que é sério, por isso o mundo..."

         - "O que há de tão bom nesse blablablá todo?"

      2) Livros e objetividade:

        - "Existe lógica: tudo sistematizado e explícito"

        - "Para que interagir se não for para ser objetivo?"

      3)"Ninguém quer realmente conhecer ninguém":

         - "Tudo trivial, tudo tão leve que sai voando"

         - "Risadas tão fáceis que não sei do que riem"

5)Poesia: linguagem real/consciente: deliberada

    A)Busca por harmonia/equilíbrio/integração

       1)Diferentes potencialidades

          - Ignorância: confusão-conflito: fragmentação

          - Conhecimento: coerência e coesão

       2)Da totalidade a radicalidade

         A)Totalidade:

            - Potencialidades

            - Experiências

         B)Radicalidade:

            - Raiz do ser: identidade

            - Integração como compreensão de si:

              O todo enfim unido a identidade:

              Estar e ser consciente de si mesmo

    B)A linguagem como lógica: a definição de tudo

       Compreender a realidade pela sua lógica

      1)Cosmos:

        - O que é a existência?

        - Como é possível existir?

        - Relativity

        - Quantum theory

        - Final theory?

      2)Natureza

         A)Matéria e energia:

             Interação e surgimento/existência

             - Inorgânico

             - Orgânico

          B)Vida: definição e processos

            1)Surgimento/existência

            2)Do gene a consciência

            3)Equilíbrio ecológico

            4)Ser humano e natureza

               A)Subordinado a natureza

                  - Caçador-coletor

                  - Industrial

               B)Emancipado da natureza:

                   Possível desenvolvimento histórico

      3)"Mundo": nature-nurture: a realidade presente

        A)Sistema: macro: capitalismo

          - Condicionantes

          - Limites

        B)Pessoas: micro:

           - Como classe

           - Como indivíduos

        C)História: totalidade

           - Inconsciente: viver sonâmbulo

           - Consciente: viver deliberado

        D)Capital: presença contemporânea

             - Como deus

             - Práxis e possível superação

      4)Existir, viver, ser logicamente: saúde: base: 

          Estrutura para poder existir/viver/ser:

         A)Organismo:

          - Fisiologia

          - Metabolismo

          - Ritmo circadiano

          - Alimentação

             - Respiração

             - Exercícios

                - Físicos

                - Mentais

          B)Vínculos afetivos

          C)Graus de maturidade

          D)Modelo de sociedade:

             1)Possibilidade e graus de igualdades de:

               - Condições

               - Oportunidades

             2)Possibilidade de participação:

               A)Possibilidade e graus de reconhecimento:

                 - Graus de democratização

                 - Graus de humanização  

               B)Graus de liberdades:

                 - Negativa

                 - Positiva

      5)Identidade: o que e como realizar a si mesmo

        A)Dialética e práxis: identidade em realização:

            Possibilidade de estar e ser:

            - Consciente

            - Prático

        B)Identidade real: independência:

            Prática consciente:

            Concretização dos meios

    C)Romance de formação:

      1)Sujeito e pessoa como processos históricos

      2)"Mundo" presente como prática concreta

      3)Para além das sistematizações e ensaios:

          Para além dos idealismos:

          A)Nada de espíritos e metafísica:

             Existências e dinâmicas reais

          B)Pensamento subordinado a prática

             E não a prática subordinada a alguma "Ideia"

      4)Crítica:

        - Ao idealismo dogmático e "crítico"

        - Ao realismo ingênuo: "realismo"

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